Páginas

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES: Para ler e comentar

domingo, 24 de agosto de 2008

Euterpe Fraternidade comemora 100 anos de existência

Fernando Almeida
Repórter




Neste domingo (23/08) aconteceu no Clube Rui Barbosa de Brasília de Minas um evento comemorativo aos 100 anos da Banda de Música Euterpe Fraternidade. Diversas autoridades e familiares dos músicos estiveram presentes e prestigiaram com muito orgulho o aniversário de uma das maiores riquezas culturais da cidade.

O prefeito de Brasília de Minas Dr. Xikin disse que a Euterpe Fraternidade está diretamente ligada à história do município. "Brasília de Minas tem 114 anos e a banda tem 100, então ela é a história da cidade, ela esteve presente em diversos acontecimentos políticos, sociais e culturais e esse é um momento histórico, uma corporação musical fazer 100 anos é muito importante, é possível perceber que a música une os brasilminenses". Disse o prefeito.

A presidenta da câmara municipal Dra. Vanessa disse que é preciso mais incentivo para que toda essa história continue sendo preservada. "Todos nós precisamos estar incentivando e valorizando essa cultura, eles necessitam de muito apoio e nós da câmara municipal queremos nos colocar a disposição para o engrandecimento dessa banda. São 100 anos de muito trabalho, muita arte e muita dedicação, eles estão de parabéns". Afirmou a vereadora.

O atual presidente da Euterpe Fraternidade, Wanderley Fernandes disse que é muita responsabilidade representar toda a história dessa banda. "100 anos de banda é um momento muito gratificante pra nós que estamos aqui representando essa história que foi construída por pessoas que a gente não chegou a conhecer, então isso é uma satisfação e também uma responsabilidade muito grande pra todos nós da banda". Disse.

Durante o evento, um telão mostrava as fotos dos diversos momentos da euterpe até chegar aos seus 100 anos. Vários presidentes e também músicos que fizeram história em todos estes anos, foram lembrados com muito carinho por familiares e todas as pessoas que foram à comemoração.

Seu Zé Porteiro foi um dos grandes músicos da banda e disse que ela sempre foi um marco histórico de Brasília de Minas. "Brasília de Minas teve duas etapas, antes e depois de Dr. Cassiano e em todas elas, a banda de música estava presente. Eu fui o músico mais novo da banda, depois me tornei o músico mais velho, tenho uma admiração muito grande e gostaria que os políticos dessem mais apoio à banda de música para que ela cresça cada dia mais, pois é invejável, só em Brasília de Minas, no Norte de Minas, tem uma banda com a dimensão da nossa". Afirmou.

Entre as autoridades políticas, estiveram presentes no evento, Jairzinho, candidato a prefeito, os vereadores Marão, Xavim, André Policial, Dão da Loja e Zé Ribeiro, a candidata à prefeita Tatiana, Dr. Pate, além do Prefeito Dr. Xikin e a presidenta da câmara Dra. Vanessa, todos eles se mostraram dispostos a contribuir para que a Banda Euterpe Fraternidade tenha uma boa estrutura e assim preserve essa história centenária.


Veículo: Jornal Acontece/online
Data de publicação: 24/08/2008

Nenhum comentário: