Páginas

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES: Para ler e comentar

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Brasília de Minas realiza IV Conferência Municipal de Saúde

Fernando Almeida
Repórter
Data de Publicação: 29/06/2009

Aconteceu no dia 29 de junho a IV Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado na Associação Esportiva Brasílminense - AEB, das oito horas da manhã até às cinco e meia da tarde, onde funcionários da saúde, autoridades políticas, religiosas e a comunidade em geral discutiram os problemas da saúde pública e também as metas a serem traçadas para o ano que vem.

O diretor da (GRS) Gerencia Regional de Saúde de Januária, Carlos Manuel Pereira, disse que essa conferência foi criada pela lei federal número 8.142 e segundo ele, é um espaço privilegiado para o cidadão, pois é onde se formula as políticas municipais de saúde, e também se propõem alternativas para uma organização da saúde pública no município.

De acordo com ele, a microrregional de saúde de Brasília de Minas tem avançado bastante, e um profundo debate acerca desses avanços e dos problemas existentes pode contribuir muito para melhorar a assistência, principalmente na atenção primária.

"A microrregião de Brasília de Minas e São Francisco que é uma micro bipolar é um exemplo para outras micros do estado de Minas Gerais, pois ela avançou bastante na assistência, tanto na média complexidade como na alta complexidade; na parte da atenção primária, o município de Brasília de Minas tem avançado muito, pois tem conseguido ampliar a sua atuação com cobertura de 100% do programa saúde da família que é uma estratégia na atenção primária, e portanto o objetivo dessa conferência é fazer uma avaliação e propor alternativas que venham de fato implementar a saúde em Brasília de Minas", Disse Carlos.

Lucyene Cangane, Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da GRS de Januária, palestrou na conferência destacando a importância dos PSFs na busca da excelência na saúde pública. Segundo ela, a atenção primária é a porta de entrada para o usuário, e o ideal é que esses Postos funcionem com qualidade para que as pessoas tenham a saúde mais próxima das suas casas.

"Esse serviço deve ser prestado com qualidade, tanto com profissionais capacitados como equipamentos e infraestrutura, como prédios novos, unidades novas; inclusive o município estará recebendo mais uma unidade agora. Como no hospital tem uma concentração maior de tecnologia, acredita-se que ali tem um atendimento melhor, no entanto isso não é verdade, a consulta médica ainda é soberana e isso a gente encontra na atenção primária, portanto é preciso haver uma inversão total desse modelo para que possamos melhorar ainda mais a saúde". Diz Luciene.

A coordenadora dos PSFs em Brasília de Minas Laisy Botelho Escobar falou sobre a importância da Conferência Municipal de Saúde: "A conferencia de Saúde é o polo de discussão mais importante da área da saúde; aqui estão reunidos os usuários, trabalhadores da área de saúde e prestadores de serviços, que vão fazer propostas para organizar a saúde; são essas pessoas que irão estabelecer as metas e diretrizes para a saúde de Brasília de Minas", Afirma Laisy.

Veículo de comunicação: Jornal Acontece/online

Nenhum comentário: