Páginas

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES: Para ler e comentar

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

EM MINAS, PROFESSORES COBRAM PISO SALARIAL POR MEIO DAS REDES SOCIAIS

Negociação entre sindicato e o governo do Estado não avança; greve dura dois meses
Fonte: R7
Tudo indica que o impasse entre professores da rede estadual de ensino e o governo do Estado continua. Em greve há dois meses, a categoria participou de reunião no Ministério Público na manhã desta quarta-feira (10) com a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Gazzola, sem que houvesse qualquer tipo de avanço nas negociações.
A secretaria continua a falar sobre o novo modelo de remuneração por subsídios enquanto a categoria quer negociar o salário-base. Os professores convocaram a categoria para que cobrem o pagamento do piso salarial por meio das redes sociais.

Durante o encontro, Ana Lúcia Gazzola reforçou que o governo pretende tornar mais atrativa aos que têm mais tempo de carreira a política remuneratória dos servidores da Educação, em vigor desde 1º de janeiro de 2011.

De acordo com a pasta, essa política moderniza o sistema de remuneração por meio de pagamento por subsídio de acordo com tabelas estabelecidas na Lei nº 18.975, de 30 de junho de 2010. Para o governo, o modelo tem como objetivo unificar a remuneração dos servidores, eliminar distorções e atender a demanda da própria categoria.

Porém, para o Sind-UTE, sindicato que representa os docentes, esse não é o ponto-chave da discussão. A coordenadora do sindicato, Beatriz Cerqueira, fala sobre as reinvidicações.
- Subsídio não traz reconhecimento de carreira. A greve é pelo vencimento básico.
O sindicato mostrou seu ponto de vista por meio de um apelo feito no site oficial, pedindo que toda a categoria enviasse mensagens de celular e postasse nas redes sociais a seguinte mensagem: "Piso é lei. Faça valer sua opção. Saia do subsídio".

Como o prazo para a escolha de quem fica e quem sai do novo modelo de susbsídio terminou nesta quarta (10), o Sind-UTE quer saber da Secretaria de Educação do Estado, até a próxima reunião, às 10h de terça-feira (16), quantas pessoas efetivamente continuarão no subsídio atual.

Enquanto isso, a determinação da contratação de 3.000 professores para reposição das aulas do 3º ano do ensino médio continua, tendo em vista a realização do Enem (exame do governo federal) e contrariando a vontade da categoria.

Manifestação 
Segundo o Batalhão de Polícia de Trânsito, cerca de 40 alunos reuniram-se em volta do pirulito da Praça 7, no centro de Belo Horizonte, em uma manifestação de apoio aos professores, no início da noite desta quarta-feira.

O batalhão informou que os alunos carregavam faixas, mas não chegaram a interditar o tráfego, já que não ficaram muito tempo no local.


Nenhum comentário: