Páginas

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES: Para ler e comentar

terça-feira, 17 de abril de 2012

Brasília de Minas inaugura novo pronto socorro

Fernando Almeida
Repórter
 
Fonte: Jornal Acontece
No dia 23 de março foi Inaugurado em Brasília de Minas o novo pronto socorro. Com uma área mais ampla o local vai dar mais conforto aos pacientes que precisarem de atendimento de urgência. "A inauguração e ampliação do pronto socorro vem de encontro com a política de Brasília de Minas em dar segurança e conforto àqueles usuários que necessitam do pronto socorro", disse o secretário de saúde Edinardo Rodrigues.

O subsecretário estadual de política e ações de saúde, Maurício Rodrigues Botelho disse que a obra foi planejada há dois anos e custou 600 mil reis. "Há dois anos fizemos o projeto de ampliação com investimento na ordem de 600 mil reais e agora culmina com a inauguração que vai proporcionar melhor atendimento a Brasília de Minas e quase trinta municípios da região que são atendidos aqui", declara.

Maurício falou também sobre o banco de leite humano que foi inaugurado juntamente com o pronto socorro. "Esse é o segundo banco de leite humano no norte de minas e talvez o único em cidade do porte de Brasília de Minas. Com a chegada da UTI Neonatal nós vamos coroar toda a assistência ao materno infantil", disse o subsecretário.

O prefeito de Brasília de Minas Jair Oliva Júnior Comemora as conquistas. "Hoje é um dia de muita satisfação, pois nós estamos oferecendo à população de Brasília de Minas e toda a região um pronto socorro que poderia ser até um mini hospital, onde existem diversos recursos para atendimento. Nós temos conseguido vários recursos para muitas obras na saúde, em breve vamos construir a academia da saúde, temos alocado recursos para um PSF que será no bairro Santa Cruz, temos recurso também para a reforma de três prédios de PSF, vamos construir a farmácia municipal, então são diversas ações no intuito de melhorar a qualidade da saúde no município", afirma o prefeito.

Mesmo com os avanços apresentados pela administração, a área da saúde requer uma atenção especial, pois existem problemas que precisam ser resolvidos. Durante a inauguração funcionários da saúde fizeram uma manifestação por melhores salários.

Vanusa Ferreira técnica de enfermagem declara que a classe nunca foi tão desvalorizada. "Nós queremos um reajuste salarial com base pelo menos no salário mínimo e eles estão querendo dar um reajuste com base no salário antigo que era 580,00 reais. Hoje nem os profissionais de serviços gerais não recebem mais 580,00 reais, isso é um absurdo é um descaso com nós funcionários do hospital Senhora Sant'Ana", reclama.

O deputado estadual Paulo Guedes disse que os problemas da saúde vêm de cima. "O governo federal e estadual sempre tem liberado recursos para obras físicas, como para construções de pronto socorro, para aquisição de equipamentos, mas não tem sido generosos com os municípios para a liberação de custeio, então por esse motivo as prefeituras como a Brasília de Minas passa por tantos problemas", diz o deputado.

Maurício Rodrigues disse que a saúde em Brasília de Minas só vai melhorar mesmo com a terceirização dos serviços do hospital.

"Um hospital quando ultrapassa 100 leitos necessita de uma gestão extremamente profissionalizada. A prefeitura não é o melhor ambiente para se ter um hospital público de tamanho muito grande. Nós precisamos é caminhar para uma estrutura administrativa apartada da prefeitura, uma fundação ou uma estrutura terceirizada. Hoje existem associações que administram 50, 100 hospitais. normalmente ligadas a entidades filantrópicas religiosas. O hospital de Brasília de Minas a prefeitura não o comporta mais. Se assim ficar corre o risco de causar um transtorno financeiro tremendo inviabilizando a prefeitura", declara o subsecretário.