Páginas

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES: Para ler e comentar

domingo, 26 de julho de 2009

III Conferência Municipal de Assistência Social de Ibiracatu

No dia 23/07/2009, em Ibiracatu-MG, aconteceu a III Conferência Municipal de Assistência Social. O tema abordado na conferência foi a Participação e o Controle Social no SUAS. A Conferência contou com a presença do prefeito municipal Joel Ferreira Lima, Secretários Municipais, Vereadores e demais autoridades.

A conferência foi aberta pela presidente do Conselho de Assistência Social, senhora Orleide Costa Macedo , que agradeceu a presença de todos e logo depois leu o regimento da conferência, sendo aprovado por aclamação. A conferência também contou com a participação das técnicas da SEDESE-MG , senhora Elisete e da AMAMS , senhora Maria José como palestrantes. A Maria José falou sobre o SUAS, participação popular e controle social . Já a Elisete abordou os 10 direitos socioassistenciais e os 8 (oito) sub – temas que nortearam a conferencia.

Daniel Afonso, assistente social do Município, também proferiu uma palestra abordando o histórico da assistência social no Brasil. Na sua fala, Daniel disse que apesar dos avanços na área da assistência social no Brasil, ainda se investe pouco em assistência social no País. Segundo Daniel, “a Constituição Federal estabelece que devam ser gastos em saúde no mínimo 15% e em educação no mínimo 25% e que em assistência social, infelizmente não existe uma lei que estabeleça quanto o município deva gastar em assistência social”. Daniel Afonso disse também que as conferencias são bastante importante porque grandes avanças na área da assistência social saíram da conferencias municipais, estaduais e nacionais.

Fonte: Blog Daniel Afonso


sábado, 11 de julho de 2009

Daniel Afonso propõe a criação de uma Ouvidoria para o Hospital Senhora Santana

Data de publicação: 11/07/2009

No dia 6 de julho, Daniel Afonso enviou ao prefeito Jair Oliva Júnior, uma indicação, sugerindo a criação do Serviço de Ouvidoria no Hospital Municipal Senhora Santana.

Segundo Daniel, “a Ouvidoria Hospitalar é o setor responsável por receber sugestões e/ou críticas do cidadão usuário e família, sobre o atendimento, e serviços ofertados por uma instituição”. Acrescentou também, que "embora o Hospital Municipal Senhora Santana seja referência no Estado em matéria de saúde, não obstante, há muito que melhorar na defesa do direito à saúde e no aperfeiçoamento da qualidade e eficácia de suas ações. Desta forma, é de suma importância a criação do Serviço de Ouvidoria para otimizar instrumentos de gestão pública que visem o controle e a participação social, bem como, ofertar atendimento humanizado.”

Daniel Afonso espera que o prefeito municipal se sensibilize com a sua proposta e implemente o mais rápido possível o serviço, pois ,segundo ele, o serviço de Ouvidoria já é utilizado e com êxito, em vários hospitais do País.

Veículo de comunicação: Blog Daniel Afonso

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Brasília de Minas realiza IV Conferência Municipal de Saúde

Fernando Almeida
Repórter
Data de Publicação: 29/06/2009

Aconteceu no dia 29 de junho a IV Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado na Associação Esportiva Brasílminense - AEB, das oito horas da manhã até às cinco e meia da tarde, onde funcionários da saúde, autoridades políticas, religiosas e a comunidade em geral discutiram os problemas da saúde pública e também as metas a serem traçadas para o ano que vem.

O diretor da (GRS) Gerencia Regional de Saúde de Januária, Carlos Manuel Pereira, disse que essa conferência foi criada pela lei federal número 8.142 e segundo ele, é um espaço privilegiado para o cidadão, pois é onde se formula as políticas municipais de saúde, e também se propõem alternativas para uma organização da saúde pública no município.

De acordo com ele, a microrregional de saúde de Brasília de Minas tem avançado bastante, e um profundo debate acerca desses avanços e dos problemas existentes pode contribuir muito para melhorar a assistência, principalmente na atenção primária.

"A microrregião de Brasília de Minas e São Francisco que é uma micro bipolar é um exemplo para outras micros do estado de Minas Gerais, pois ela avançou bastante na assistência, tanto na média complexidade como na alta complexidade; na parte da atenção primária, o município de Brasília de Minas tem avançado muito, pois tem conseguido ampliar a sua atuação com cobertura de 100% do programa saúde da família que é uma estratégia na atenção primária, e portanto o objetivo dessa conferência é fazer uma avaliação e propor alternativas que venham de fato implementar a saúde em Brasília de Minas", Disse Carlos.

Lucyene Cangane, Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da GRS de Januária, palestrou na conferência destacando a importância dos PSFs na busca da excelência na saúde pública. Segundo ela, a atenção primária é a porta de entrada para o usuário, e o ideal é que esses Postos funcionem com qualidade para que as pessoas tenham a saúde mais próxima das suas casas.

"Esse serviço deve ser prestado com qualidade, tanto com profissionais capacitados como equipamentos e infraestrutura, como prédios novos, unidades novas; inclusive o município estará recebendo mais uma unidade agora. Como no hospital tem uma concentração maior de tecnologia, acredita-se que ali tem um atendimento melhor, no entanto isso não é verdade, a consulta médica ainda é soberana e isso a gente encontra na atenção primária, portanto é preciso haver uma inversão total desse modelo para que possamos melhorar ainda mais a saúde". Diz Luciene.

A coordenadora dos PSFs em Brasília de Minas Laisy Botelho Escobar falou sobre a importância da Conferência Municipal de Saúde: "A conferencia de Saúde é o polo de discussão mais importante da área da saúde; aqui estão reunidos os usuários, trabalhadores da área de saúde e prestadores de serviços, que vão fazer propostas para organizar a saúde; são essas pessoas que irão estabelecer as metas e diretrizes para a saúde de Brasília de Minas", Afirma Laisy.

Veículo de comunicação: Jornal Acontece/online