Páginas

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES: Para ler e comentar

domingo, 1 de fevereiro de 2009

BRASÍLIA DE MINAS - SALDO ELEITORAL

* DANIEL OLIVA DE LÉLIS
Veículo:www.brasiliamg.com
10/2008

No dia 05 de outubro foram realizadas as eleições municipais em todo o país. Em nossa Brasília de Minas não foi diferente. Do total de 24.781 eleitores em nossa cidade, 19.081 compareceram às urnas para fazer valer sua vontade, num positivo comparecimento de 77% do eleitorado.
Dos quatro candidatos que concorreram ao Paço Municipal, Jairzinho Oliva (PT) elegeu-se prefeito com a confiança significativa de 10.495 eleitores, que nele depositaram suas aspirações, ou seja, 59,77% do eleitorado. Vitória inconteste!!! Jair, que Deus ilumine os seus passos. Parafraseando Euclides da Cunha, autor do clássico “Os Sertões”, desejo que durante seu mandato você seja corajoso, sem arrogância. Sereno, sem esmorecimento. Perseverante, sem teimosia. Humilde, sem subserviência. Cauteloso, sem covardia. Enfim, que seja um verdadeiro líder. Isso é o mínimo que posso lhe desejar. Deus o abençoe!!!
Já para a Câmara Municipal, caro leitor, o recado das urnas foi claro e inequívoco. O povo clamava por mudanças e do jeito correto, ou seja, através do VOTO, deu seu recado em alto e bom som. Dos atuais 9 vereadores, somente 1 conseguiu se reeleger. Vale ressaltar, entretanto, que entre os atuais vereadores não reeleitos tinha gente séria e comprometida e alguns só não foram eleitos devido à excrescência que é o “sistema proporcional” para eleições no legislativo. Quando da minha graduação em Direito, tal tema foi o escolhido para a monografia. Ali as vantagens do sistema distrital ficam evidentes. Mas a verdade é que tinha gente também desqualificada e não comprometida com os interesses maiores da função. Chega de ouro de tolo, se é que me entendem. Mas isso é outra história.
A verdade é que houve renovação (o que é sempre bom) e principalmente com uma maior participação feminina. A nova composição terá 4 mulheres e 5 homens. Alguns irão dizer que a diferença de gênero estaria incorreta. Mas não cabe a mim fazer qualquer distinção. Abaixo todo e qualquer tipo de preconceito, faço votos de que Deus abençoe a todos os eleitos: Rosary da Farmácia, Ceinha Gaia, Margareth, Dinda, Tinim do Sindicato, Jânio Curió, Lourdes de Marcelo e os demais. Que todos possam honrar os cargos para o qual foram eleitos. E cabe à população cobrar, fiscalizar e apoiar os eleitos porque no quadriênio 2009/2012 esses eleitos serão os representantes de TODOS os brasilminenses. Não só de quem os elegeu.

Daniel Oliva de Lélis é brasilminense, saudosista incorrigível e apaixonado por seu torrão natal.


RESULTADO PREFEITO/2008
JAIRZINHO - 10.495
TATIANA - 6.332
DR. TÉ - 531
JÂNIO PINTO - 202