Páginas

NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES: Para ler e comentar

domingo, 28 de setembro de 2008

CAMPANHAS POLÍTICAS VAZIAS E COM BAIXARIAS.

Autor: Daniel Afonso
Data de publicação: 28/09/2008

Um dos episódios que mais me deixa indignado e entristecido, são as baixarias nas campanhas políticas. O propósito das campanhas políticas é ser um espaço de discussão de propostas para o bem-estar da população. Entretanto, as calúnias, as difamações e as baixarias vem se alastrando em quase todas as campanhas políticas no Brasil. Essa praga é quase que generalizada. Em Brasília de Minas, infelizmente não escapa da triste realidade da maioria dos municípios do Brasil. Aqui na nossa cidade, vem se estendendo o triste hábito em panfletar de forma anônima e covarde, calúnias e ofensas pessoais aos candidatos a prefeito, vereadores, seus familiares e até mesmos aos eleitores. Com isso, os candidatos ao invés de utilizarem desse espaço democrático para propor idéias, perdem tempo com ofensas e propostas vazias. No final de tudo, a democracia fica com maculas e quem paga a conta somos nós eleitores.

Veiculo: Blog Daniel Afonso - BM

O candidato Jairzinho disse que prefeito e universitários devem trabalhar em parceria

Jornalista: Fernando Almeida
Data de publicação: 20/09/2008
No dia 20 de setembro, após uma reunião com os universitários de Brasília de Minas, o candidato a prefeito Jairzinho disse que pretende trabalhar em parceria com os estudantes para melhorar as condições de estudo para todos.
"A educação será uma prioridade no nosso governo e nós estaremos trabalhando em parceria com os universitários, buscando uma forma de melhorar as condições que existem hoje, nós faremos isso através do diálogo com os estudantes e através da busca de informações, utilizando os meios e instrumentos para que possamos conseguir alternativas que melhorem as condições dos universitários". Disse Jairzinho.
A Estudante de jornalismo Neide Dias disse que durante a reunião o candidato se comprometeu a ajudar os universitários, mas enfatizou a importância de um trabalho em parceria.
"Ele disse que sendo eleito prefeito de Brasília de Minas, vai ajudar os universitários, fazendo um trabalho de parceria com a ABEUNI, ele quer realmente que os universitários tenham força aqui em Brasília de Minas e a forma de mostrar isso seria essa parceria, cada universitário em sua área daria uma contribuição para o município e em contra partida, ele estaria nos ajudando; crescendo a ABEUNI como associação e nos ajudando financeiramente, pois o que mais pesa pra nós universitários é a questão da mensalidade do transporte". Afirmou a estudante.
Veículo: Jornal Acontece/Online

Candidatos a prefeito de Brasília de Minas se reúnem com universitários

Jornalista: Fernando Almeida
Data de publicação: 30/08/2008
No dia 30 de agosto (sábado) aconteceu na câmara municipal de Brasília de Minas uma reunião com os estudantes de nível superior e os candidatos a prefeito. Segundo o presidente da Associação Brasilminense dos Estudantes Universitários - ABEUNI, João Crisóstomo Júnior, foram convidados os candidatos, Jair Oliva do PT, Jânio Pinto do PR, Tatiana Léllis do PSDB e Maristelo Simões do PV, mas somente dois candidatos compareceram: Jânio e Tatiana. De acordo com a direção da ABEUNI os outros dois candidatos alegaram ter outros compromissos, por isso não participaram da reunião.
No plenário da câmara, estudantes que viajam para Montes Claros, São Francisco e Januária ouviram atentamente as propostas dos candidatos para o município, em especial para a educação, principalmente a discussão de projetos que venham garantir mais tranqüilidade para todas as pessoas que dependem do transporte diário para realizar o sonho de fazer um curso superior.
A reunião foi dividida em três etapas. Num primeiro momento cada candidato teve 10 minutos para fazer uma explanação geral sobre as suas propostas de campanha, em seguida foram sorteadas seis perguntas, feitas pelos estudantes, três para Jânio Pinto e três para Tatiana Léllis, cada um deles tiveram dois minutos para as respostas, e depois os candidatos tiveram três minutos para as considerações finais. Mesmo com a ausência dos outros dois candidatos, os estudantes saíram satisfeitos, pois acharam que a reunião foi proveitosa.
"A reunião foi bastante relevante porque cada um pôde expor suas metas e seus objetivos para o plano de governo, inclusive mencionando aquilo que seria interessante para os estudantes da ABEUNI. A falta dos candidatos deixou a desejar, no entanto os que vieram demonstraram de forma objetiva as suas metas de trabalho, o que foi bastante relevante". Disse a estudante de direito, Cristiane Antunes Rocha.
Os candidatos que participaram da reunião também saíram satisfeitos pelo fato de terem debatido idéias e propostas para um público formador de opinião em um evento bem organizado.
"Essa reunião pra mim foi muito importante pra eu levar aos universitários a real situação da minha campanha, os meus objetivos e o que eu quero para Brasília de Minas, que muitas vezes as pessoas não têm esse conhecimento e não tem interesse em estar procurando. Eu gostaria que não só os universitários, mas o povo brasilminense participasse mais dessas questões eleitorais e administrativas, porque isso é importantíssimo para o destino do município nos próximos quatro anos". Disse o candidato Jânio Pinto.
A candidata Tatiana Léllis também disse que foi importante ter se reunido com a classe universitária do município. "Aqui são pessoas formadoras de opinião, que buscam o conhecimento e que vão elevar o nível da educação de qualidade que nós queremos construir na nossa cidade. Nós temos aqui pessoas que vão preparar outras para que possam seguir o rumo do novo tempo da história de Brasília de Minas". Afirmou Tatiana.
Veículo: Jornal Acontece/online

Suplicy recomenda Renda Básica a candidatos

Eduardo Suplicy (PT-SP) disse em discurso que nas cidades por ele visitadas este ano – mais de cem até agora – tem recomendado aos candidatos a prefeito que assumam o compromisso de realizar a transição, nos próximos quatro anos, do Programa Bolsa Família para o Renda Básica de Cidadania.– Felizmente, tenho encontrado praticamente aceitação consensual, unânime para isso, a ponto de os inúmeros candidatos a prefeito e a prefeita dizerem que levarão esse propósito a seu termo – revelou.O senador leu artigo denominado "A Cruzada do Quixote Suplicy", de autoria do jornalista econômico Altamir Tojal, e publicado no Jornal da Associação Brasileira de Imprensa. No texto, que faz elogio ao Renda Básica de Cidadania, o jornalista lamenta o fato de que "a cruzada de Suplicy pelo programa não é levada a sério nem mesmo por lideranças do PT e do governo". Segundo o mesmo artigo, "a imprensa, quando dá espaço ao tema, quase sempre endossa o tom de descrença e de ironia que a idéia evoca, talvez por ignorância ou porque ela ressoe generosidade, esperança e utopia". Conforme o jornalista, "o senador Suplicy, embora bem robusto, fica com ares de Dom Quixote quando defende a proposta".Para Suplicy, o apelido de Dom Quixote tem uma conotação positiva, já que, na imagem das civilizações, o personagem de Cervantes tornou-se uma pessoa capaz de lutar continuamente e alcançar coisas que parecem extremamente difíceis.– Dom Quixote, em verdade, fazia batalhas extraordinárias, mas sempre vendo algo que era o imaginário. E, por essa razão, acabou se tornando um lutador por algo que era impossível de ser alcançado. Era como se fossem fantasmas que estavam à sua frente e que ele os via – analisou o senador.HomenagensEduardo Suplicy destacou ainda homenagem que foi prestada à sua mãe, dona Filomena Matarazzo Suplicy – que está completando 100 anos – pelo arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns. Em exemplar de seu livro Da Esperança à Utopia – Testemunho de uma Vida, dom Paulo felicita a mãe do parlamentar.Emocionado, o senador petista falou de seu pai, Paulo Cochrane Suplicy, já falecido, responsável por significativos trabalhos sociais. Suplicy mencionou também o centenário de nascimento do ex-arcebispo de Olinda e Recife dom Hélder Câmara, já falecido, a ser comemorado no ano que vem, e a provável concessão de anistia, amanhã, ao pastor Fred Morris, companheiro de dom Hélder no combate à desigualdade social.– Quero registrar justamente um texto que me foi enviado pelos representantes da Caravana da Anistia , em que Sueli Aparecida Bellato, vice-presidente da Comissão de Anistia e membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), comunica que esse julgamento vai acontecer nesta quinta-feira – assinalou o parlamentar.


Veículo: Jornal do Senado

OS MELHORES PARLAMENTARES DO PAÍS, NA VISÃO DOS JORNALISTAS

BRASÍLIA - Na avaliação dos jornalistas que cobrem as atividades do Congresso, os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Eduardo Suplicy (PT-SP), Pedro Simon (PMDB-RS), Marina Silva (PT-AC) e Demóstenes Torres (DEM-GO) são, em ordem decrescente, os que mais bem representam os interesses da população no Senado.Já na Câmara dos Deputados, segundo os 204 jornalistas consultados, os que exercem o mandato de forma mais representativa são, também em ordem decrescente, Gustavo Fruet (PSDB-PR), Chico Alencar (Psol-RJ), Maurício Rands (PT-PE), Fernando Gabeira (PV-RJ), e Maria do Rosário (PT-RS).Todos eles e outros 32 parlamentares serão agraciados, em cerimônia que será realizada em Brasília, no dia 1º de dezembro, com o Prêmio Congresso em Foco 2008. Cristovam e Fruet receberão um prêmio especial por terem sido os mais bem votados pelos jornalistas.

Sexta-feira, 19 de setembro de 2008
Último Segundo - Congresso em Foco